O Céu Estrelado Refletido Em Uma Das Lagunas do Deserto de Atacama no Chile

A foto acima mostra uma das muitas lagunas de sal do Deserto de Atacama olhando para o céu e calmamente refletindo o céu noturno perto de São Pedro do Atacama, no Chile. Fragmentos cósmicos de poeira, nuvens de estrelas, e nebulosas da região central da Via Láctea, nascem no leste além de um horizonte repleto de vulcões. A foto final, mostrada acima é o resultado da junção de seis frames, que foram obtidos nas primeiras horas da manhã do dia 15 de Janeiro de 2018, os planetas Marte e Júpiter e a proximidade entre eles no céu se destacam nessa bela imagem. Perto da eclíptica, os planetas brilhantes estão imersos na banda visível da Luz Zodiacal do Sistema Solar, que se estende para cima e para a esquerda a partir do centro galáctico. Acima do horizonte e ao sul, na parte direita da imagem, estão a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães, galáxias satélites da Via Láctea.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180127.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.