O Céu Estrelado da Islândia

Em algumas noites, o céu é o melhor show na cidade. Nessa noite específica, ilustrada acima, o céu foi não somente o melhor show, mas a imagem composta, aqui reproduzida, venceu uma competição internacional de astrofotografia. A imagem vencedora foi feita a dois meses atrás sobre Jökulsárlón, o maior lago glacial na Islândia. O fotografo, nesse caso, combinou seis exposições para capturar não somente dois anéis de aurora verde, mas também a sua reflexão no sereno lago. Visível no distante plano de fundo do céu está a faixa da Via Láctea, as Plêiades, um aglomerado aberto de estrelas, e a galáxia de Andrômeda. Uma poderosa ejeção de massa coronal do Sol gerou auroras nesse caso que puderam ser observadas não só na parte ártica da Terra, mas chegaram até bem ao sul em latitude atingido o estado americano do Wisconsin. À medida que o Sol progredir em direção ao máximo de sua atividade nos próximos anos, espera-se que muitas imagens espetaculares como essas sejam registradas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110517.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.