fbpx

O Céu Escuro e a Deserto Branco – Imagem Mostra a Rara Visita da Neve ao Observatório Paranal do ESO

O céu noturno sobre o Cerro Paranal, o lar do Very Large Telescope (VLT) do ESO é escuro e pontilhado com brilhantes estrelas da Via Láctea e das galáxias mais distantes. Mas é muito raro ver o terreno do deserto em contraste com o céu, da maneira como é retratado pela imagem acima, que mostra uma pequena camada de neve branca pontilhada com pontos mais escuros pertencente ao terreno do deserto abaixo.

A imagem foi feita na semana passada, pouco antes do Sol nascer pelo embaixador fotográfico do ESO, Yuri Beletsky, que trabalha como astrônomo no Observatório La Silla no Paranal. Ele registrou não somente a beleza da paisagem nevada do Atacama e os domos no alto das montanhas do VLT, mas também a incrível imagem do céu noturno. A esquerda do VLT pode-se ver um rastro de satélite e à direita um rastro de meteoro.

O Cerro Paranal é uma montanha de 2600 metros de altura localizada no deserto do Atacama do Chile. Esse é um lugar muito seco, com a umidade relativa do ar abaixo dos 10% e com chuva abaixo dos 10 mm por ano. A neve, contudo, ocasionalmente cai no deserto, proporcionando belas imagens como essa aqui mostrada.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1132a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .