fbpx

O Céu da Semana de 7 a 13 de Janeiro de 2013

observatory_15010585 - CopyO que há para ver a olho nu no céu de São Paulo na semana 7 a 13 de janeiro de 2013. Com o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar. Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Nessa semana, podemos ver o planeta Marte na constelação de Capricórnio a oeste, visível até as 21:00. No dia 13 de Janeiro de 2013 a Lua Crescente estará a direita de Marte. Júpiter pode ser visível a leste na constelação de touro até as 3:30 da manhã. Saturno pode ser visível a partir das 2 da manhã na constelação de Libra. Vênus pode ser visível a partir das 5:30 da manhã na constelação de Sagitário. A Lua Minguante estará a esquerda de Vênus no dia 10 de Janeiro de 2013.

Na dica da semana, Gustavo Rojas nos conta um pouco sobre o nome das estrelas, aprenda como os nomes são dados, qual a origem de alguns deles, e saiba o que acontece se você comprar um nome de uma estrela para a sua amada.

alma_modificado_rodape10585 - Copy

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo