O Cânion de Waimea no Havaí

No lado sudoeste da ilha de Kauai do Havaí, o profundo desfiladeiro do Cânion Waimea contrasta de forma marcante com o a costa verde ao norte e com a floresta do Parque Estadual Koke. Esse impressionante cânion tem 23 km de comprimento, 1.6 km de largura e mais de 1097 metros de profundidade. Algumas vezes chamado de o Grand Cânion do Pacífico, o cânion é único entre as feições naturais do Havaí, oferecendo visões da vivida terra vermelha (lava), cadeias e sombras profundas. O Cânion Waimea foi criado pelo Rio Waimea, que é alimentado pela prodigiosa chuva anual, e que cortou de forma profunda uma grande extensão de lava e basalto da ilha. O colapso cataclísmico do vulcão central que formou a ilha de Kauai aconteceu a aproximadamente 10 milhões de anos atrás e também teve um importante papel na formação do cânion.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/03/waimea-canyon.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.