fbpx

O Caminho do Curiosity Até o Mount Sharp Em Marte

Essa imagem colorida feita pelo veículo robô Curiosity da NASA mostra o lado sul do local de pouso do veículo em Marte, em direção ao Mount Sharp. Essa imagem, é na verdade, parte de um mosaico  maior, de alta resolução e colorido gerado a partir de imagens obtidas pela Câmera Mast do Curiosity.

A imagem acima fornece uma visão geral dos eventuais alvos geológicos que o Curiosity irá encontrar nos próximos dois anos, começando com um campo formado por rochas espalhadas, uma superfície coberta por cascalhos, um campo de duna escura se estendendo para mais distante no campo de visão. Para além dessas feições localizam-se as camadas e mesas formadas por rochas sedimentares do Mount Sharp.

As imagens do mosaico foram adquiridas pela Mastcam de 34 milímetros durante um período de aproximadamente 1 hora no dia 9 de Agosto de 2012, sendo que cada uma das imagens tem 1200 x 1200 pixels.

Na versão principal, as cores registradas não são modificadas daquelas que são obtidas pela câmera. A imagem é na verdade o que uma câmera de celular, ou de uma máquina digital registraria se a Mastcam fizesse imagens coloridas do mesmo modo que as câmeras convencionais adquirem imagens coloridas. A segunda versão, linkada à versão principal, mostra as cores modificadas, como se a cena fosse transportada para a Terra e iluminada pela luz solar terrestre. Esse processamento é chamado de white balancing e é útil para os cientistas serem capazes de reconhecer e distinguir as rochas pela cor em uma iluminação mais familiar.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16053-color.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .