O Brilho da Terra Nos Braços de Uma Lua Velha

Também conhecido como o brilho cinzento da Lua, o brilho da Terra é a luz da Terra que ilumina o lado noturno da Lua. Essa foto foi feita no dia 20 de Março, equinócio na Terra e para a cultura persa representa o ano novo, desde Esfahan no Irã, planeta Terra. A imagem telescópica acima registra o forte brilho da Terra numa Lua Crescente, também conhecida como Lua Velha. Nessa imagem pode-se ver que a parte do disco escuro da Lua que é iluminado pela Terra parece estar nos braços da parte da Lua Crescente brilhante. Se a Terra fosse vista da Lua nesse momento sua imagem seria realçada também, como mostrado abaixo. Quando a Lua aparece no céu da Terra com essa pequena parte crescente brilhante, uma Terra, praticamente cheia e muito brilhante poderia ser vista desde a superfície da Lua. O brilho da Terra se deve à luz do Sol que é refletida no nosso planeta e sabe-se também que esse brilho é fortemente influenciado pela cobertura de nuvens presente no planeta Terra. Uma descrição histórica do brilho da Terra, em termos da luz do Sol que é refletida pelos oceanos da Terra e que ilumina a superfície escura da Lua foi escrita há 500 anos atrás por Leonardo da Vinci é apresentada no manuscrito abaixo que está exposto no Museu Americano de História Natural. 

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120324.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.