fbpx
17 de setembro de 2021

O Brilhante Aglomerado Globular de Estrelas NGC 6717 Fotografado Pelo Hubble

Esta imagem cravejada de estrelas do telescópio espacial Hubble da NASA / ESA retrata o NGC 6717, que fica a mais de 20.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. O NGC 6717 é um aglomerado globular , uma coleção quase esférica de estrelas fortemente unidas pela gravidade. Os aglomerados globulares contêm mais estrelas em seus centros do que em suas franjas externas, como esta imagem demonstra apropriadamente; as bordas escassamente povoadas da NGC 6717 contrastam com a coleção cintilante de estrelas em seu centro.

O centro da imagem também contém alguns intrusos desse objeto casa. Estrelas brilhantes em primeiro plano próximas à Terra são cercadas por pontas de difração cruzadas formadas pela luz das estrelas interagindo com as estruturas que sustentam o espelho secundário do Hubble.

A área do céu noturno que contém a constelação de Sagitário também contém o centro da Via Láctea, que é preenchido com gás e poeira que absorvem a luz. Essa absorção de luz – que os astrônomos chamam de extinção – torna o estudo de aglomerados globulares próximos ao centro da Galáxia um desafio. Para determinar as propriedades do NGC 6717, os astrônomos confiaram em uma combinação da Wide Field Camera 3 do Hubble e da Advanced Camera for Surveys .

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2136a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo