fbpx

O Braço Pesado da Galáxia Espiral Peculiar NGC 7678

A imagem acima mostra a bela galáxia NGC7678, uma galáxia localizada a aproximadamente 164 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Pegasus. Com um diâmetro de cerca de 115000 anos-luz, essa brilhante galáxia espiral tem um tamanho equivalente ao da Via Láctea, e foi descoberta em 1784 pelo astrônomo anglo-germânico William Herschel.

O Atlas of Peculiar Galaxies, é um catálogo que foi produzido em 1966 pelo astrônomo americano Halton Arp. A Galáxia NGC 7678 está entre as 338 galáxias que fazem parte desse catálogo. A ideia desse catálogo é organizar galáxias peculiares de acordo com alguma feição incomum que elas tenham. Essa galáxia recebe o código Arp 28 no catálogo, e é listada juntamente com outras 6 galáxias num grupo que seleciona as galáxias espirais com um braço pesado.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2112a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .