O Berçário da Nebulosa Trífida

Estrelas massivas recém nascidas estão sendo criadas nessa imagem da Nebulosa Trífida que mostra um detalhe de uma região deste objeto. A Nebulosa Trífida é o lar de milhares de estrelas criadas recentemente. A fonte do jato é uma estrela jovem e muito quente que está enterrada na nuvem.

Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble  revela um berçário estelar sendo despedaçado pela radiação emitida por uma estrela massiva próxima.

A imagem também fornece uma rápida visão de estrelas embrionárias que estão se formando na nuvem de gás e poeira, que está destinada a ser devorada pela vizinha mais massiva.

Essa atividade estelar é um belo exemplo de como o ciclo de vida das estrelas como o Sol está intimamente conectado com suas irmãs mais poderosas.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art21404/picture-of-the-day-the-trifid-nebula-stellar-sibling-rivalry.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.