O Ativo Cometa ISON Registrado no Dia 15 de Novembro Nos Céus do Quênia

ISON-2sTafreshi


observatory_150105Caindo pelos céus da Terra, antes do amanhecer, em direção ao seu encontro com o Sol, no dia 28 de Novembro de 2013, o Cometa ISON está ganhando vida. O super antecipado cometa tem agora sido reportado por ter sofrido um aumento substancial no seu brilho, podendo ser visto a olho nu de locais escuros e apresentando uma cauda mais complexa. A cauda do ISON se espalha por mais de dois graus na foto acima, feita do sul do Quênia, e registrada na manhã do dia 15 de Novembro de 2013. Mostrada em dois painéis, a versão negativa à direita mostra detalhes da longa cauda mais fáceis de serem identificados, incluindo os filamentos separados da cauda na direção da parte superior da imagem. Classificado como um cometa sungrazer e na sua primeira visita no Sistema Solar Interno, a possibilidade do ISON sobreviver e tornar-se um cometa brilhante nos céus de Dezembro da Terra, ainda é um mistério.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap131116.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.