fbpx

O Asteroide Lutetia Fotografado pela Sonda Rosetta

Farewell_Lutetia


observatory_150105Essa imagem mostra uma impressionante visão prateada do grande asteroide do cinturão principal de asteroides, Lutetia, como foi observado pela sonda Rosetta da ESA na sua trajetória de 10 anos em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Essa semana marca o aniversário de 4 anos, desde que a sonda Rosetta sobrevoou esse antigo corpo rochoso, em 10 de Julho de 2010. À medida que a sonda passava pelo cometa ela fazia imagens, e nesse encontro registrou centenas de fotos de alta resolução do asteroide com o seu instrumento chamado Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System, ou OSIRIS, bem como obtendo um valioso espectro do objeto, e mapas da temperatura da superfície usando outros instrumentos.

Essa imagem foi feita enquanto a Rosetta realizava sua maior aproximação do asteroide, a cerca de 3170 km da superfície do Lutetia, e iniciava a se afastar do asteroide.

Como resultado desse sobrevoo, os astrônomos foram capazes de caracterizar o Lutetia, observando a grande variedade de crateras e feições geológicas que se espalham pela sua superfície e calculando sua massa e seu volume – e assim sua densidade e a sua composição. Essas medidas mostraram que o Lutetia é primordial, tendo se formado a 4 bilhões de anos atrás, durante os momentos iniciais de vida do Sistema Solar.

Esse asteroide é um dos dois visitados pela Rosetta durante a sua jornada, o outro foi o asteroide Steins (imagem abaixo), visitado pela sonda em 2008.

A sonda Rosetta foi lançada em 2004, e depois de 10 anos no espaço, ela finalmente está prestes a realizar a sua aproximação final ao cometa em Agosto de 2014. Ela estudará a superfície do cometa, a poeira e os gases com detalhes sem precedentes, irá também lançar um módulo de pouso na sua superfície e seguirá o cometa por mais de um ano enquanto ele percorrer sua órbita ao redor do Sol.

Steins-FlyBy-Mosaic_625


Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2014/07/Farewell_Lutetia

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo