O Asterismo do Número 3 na Constelação de Leão

asterismo_3_01

observatory_1501054Quando Greg Parker passeava por um programa de planetário no computador, ele encontrou um asterismo que lembra muito o número 3, além disso, ele foi capaz de fotografar esse asterismo no final do mês de Abril de 2013 desde o Observatório de New Forest. Na imagem acima, processada por Noel Carboni, você pode notar que o número 3 realmente se destaca de maneira fácil. Na constelação de Leão, o número 3 é bem colocado para os observadores no momento em que a constelação está alta no céu não muito tempo depois do pôr-do-Sol ou do nascer do Sol no hemisfério norte. A estrela central do 3 é a SAO 98678, tem magnitude 8.65, de modo que ela não pode ser vista a olho nu.

Na imagem abaixo, o 3 é apresentado de forma tridimensional por um trabalho feito por Brian May. Não é um 3D clássico, mas sim um 3D digamos das antigas. Se você conseguir observar o 3 em 3D as estrelas se destacam do fundo, e algumas das estrelas mais brilhantes foram também destacadas durante o processamento.

Será que esse número 3 está nos tentando dizer algo? Afinal, o Sol está a 2/3 de seu caminho do centro da Via Láctea, a Terra é o terceiro planeta em distância com relação ao Sol, nós vivemos atualmente o terceiro milênio de um mundo tridimensional. Fica aí a questão filosófica do dia.

asterismo_3_02

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/05/3-asterism.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo