O Ano de 2011 na Lua Visto em Um Vídeo de 2.5 Minutos

A animação mostrada no vídeo acima mostra a fase geocêntrica, a libração, a posição do ângulo do eixo e o diâmetro aparente da Lua durante todo o ano de 2011, com intervalo de horas. Uma imagem atual da Lua foi usada como base para que animação pudesse ser mostrada.

Esse vídeo marca a primeira vez que foi possível simular as sombras com precisão e com esse nível de detalhe. As sombras são baseadas no mapa de elevação global que está sendo desenvolvido a partir de medidas feitas pelo Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) que viaja em órbita da Lua a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). O LOLA já fez 10 vezes mais medidas de elevação do que todas as missões anteriores somadas.

A Lua sempre mostra a mesma face para nós, mas não é exatamente a mesma face. Devido à inclinação e a forma da sua órbita, nós observamos a Lua de ângulos ligeiramente diferentes no decorrer de um mês. Quando um mês é comprimido em 12 segundos, nessa animação, nossa mudança de visão da Lua faz com que ela pareça balançar. Esse balanço é chamado de libração.

A palavra libração vem do Latim e significa balança de escala (tem o mesmo significado que é dado para a constelação zodiacal de Libra), e refere-se à maneira como a balança se movimenta para cima e para baixo dos dois lados. O ponto chamado de sub-Terra fornece a quantidade da libração na longitude e na latitude. O ponto sub-Terra é também o centro aparente do disco da Lua e a localização na Lua onde a Terra está diretamente acima da superfície.

Fonte:

http://www.universetoday.com/86613/one-year-of-the-moon-in-2-5-minutes/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.