O Anel de Fogo de Um Eclipse Anular do Sol É Registrado Sobre Monument Valley nos EUA

MoValleyASE2012_tezel

observatory_150105Enquanto a Lua Nova continua o seu jogo de sombras celestes dessa estação, um eclipse anular solar começará a ser rastreado na Austrália, às 22:30 UT, do dia 9 de Maio de 2013, o que será próximo ao nascer do Sol do dia 10 de Maio de 2013 para os australianos. Pelo fato desse eclipse acontecer a poucos dias do apogeu lunar, a silhueta da Lua não cobrirá todo o disco do Sol durante a parte central do eclipse, mas sim criará um momentâneo espetacular anel de fogo. Enquanto que uma vasta região poderá acompanhar o eclipse parcial, a fase anular do eclipse só poderá ser acompanhada por quem estiver numa estreita faixa com 200 quilômetros de largura e que percorrerá uma distância de 1300 quilômetros, se estendendo através da parte central do Oceano Pacífico. Para determinados locais ao longo dessa faixa, o anel de fogo poderá durar entre 4 a 6 minutos. Como o eclipse acontecerá com o Sol próximo ao horizontes, espera-se que a sua aparência seja parecida com a imagem composta acima que retrata como o eclipse anular do Sol foi observado em Maio de 2012. A imagem acima mostra na verdade, as etapas de um eclipse anular em progresso antes do pôr-do-Sol em Monument Valley, no sudoeste dos EUA.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130509.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.