fbpx

O Anel, As Estrelas e As Assimetrias da Galáxia Espiral NGC 1398

Por que algumas galáxias espirais tem um anel ao redor do seu centro? A galáxia espiral conhecida como NGC 1398 não tem somente um anel de estrelas, gás e poeira, ao redor do seu centro, mas tem também uma barra de estrelas e gás que cruza o seu centro, além de braços espirais. A imagem acima foi feita com o very Large Telescope do ESO  no Observatório do Paranal no Chile, e mostra essa bela galáxias espiral com detalhes impressionantes. A NGC 1398 localiza-se a cerca de 65 milhões de anos-luz de distância da Terra, significando que a luz que nós vemos hoje, deixou a galáxia quando os dinossauros desapareceram da Terra. A galáxia fotogênica pode ser observada até por telescópios pequenos apontados para a constelação de Fornax. O anel perto do centro é provavelmente uma onda de densidade em expansão de estrelas em formação, causada pelo encontro gravitacional com outra galáxia, ou até mesmo, pelas assimetrias da própria galáxia.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180123.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.