O Amanhecer dos Planetas no Mês de Maio de 2011

Nesse mês de Maio de 2011, quatro dos cinco planetas visíveis a olho nu a partir da Terra estarão juntos no horizontes leste próximo do amanhecer. O agrupamento celeste é visto nessa imagem feita um pouco antes do Sol nascer no dia 5 de Maio de 2011 desde uma praia na cidade de Buenos Aires na Argentina. Começando próximo do topo da imagem, o sinal mais brilhante é o planeta Vênus, Mercúrio, está abaixo e a direita de Vênus e o brilhante Júpiter está ainda mais baixo próximo do centro da imagem. Abaixo de Júpiter está Marte que aparece relativamente apagado e briga para ser mais brilhante do que um fino banco de nuvens e do brilho crepuscular. À medida que o mês de Maio progredir a configuração dos planetas irá mudando, com Marte e Júpiter movendo-se mais para cima enquanto que Vênus e Mercúrio irão se movendo mais para baixo mais perto do Sol nascente.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110507.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.