O Aglomerado de Galáxias Coma

Todos os objetos que você vê na imagem acima são galáxias, aliás, talvez não todos, mas quase todos. Esse é o chamado Aglomerado de Galáxias Coma, é o aglomerado de galáxias mais denso que se tem conhecimento, ele contém milhares de galáxias. Cada uma dessas galáxias abriga bilhões de estrelas, assim como a Via Láctea. Embora, próximo quando comparado à maioria dos outros aglomerados, a luz do aglomerado Coma leva centenas de milhões de anos para nos atingir. De fato, o Aglomerado Coma é tão grande que a luz leva milhões de anos para viajar de um lado para o outro do aglomerado. A maior parte das galáxias nesse aglomerado e em outros são do tipo elípticas, enquanto que a maior parte das galáxias fora dos aglomerados são do tipo espirais. A natureza da intensa emissão de raios-X, proveniente do aglomerado Coma ainda é um assunto de muito estudo.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180326.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.