Nuvens do Tipo Mamatus São Fotografadas na Alemanha

O fotografo que registrou essa imagem sem dúvida alguma estava num ponto privilegiado para ver a aproximação de uma das condições atmosféricas mais ameaçadoras na parte central sul da Alemanha no início desse mês de Maio de 2012. Apesar das tempestades severas anunciadas pelas formações de nuvem nunca terem se materializado, a imagem obtida por ele para leste no final do dia mostrou as temidas nuvens do tipo mamatus. Essas nuvens parecidas com pêndulos resultam da corrente descendente de ar frio dentro de células maduras de tempestades. Normalmente esse tipo de formação de nuvem ocorre abaixo da bigorna das nuvens cumulo nimbus. Pelo fato do ar que as formou estar mergulhando é provavelmente essa a razão da tempestade ter perdido sua força nesse local. A foto acima foi feita no dia 6 de Maio de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/mammatus-clouds-over-south-central-germany.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.