Nuvens Lenticulares Observadas Sobre o Monte McKinley

A foto acima mostra o Monte McKinley coberto de neve, a montanha mais alta da América do Norte com 6194 metros de altura, envolvida em uma nuvem lenticular. Essa foto foi feita por uma webcam localizada no Parque e Reserva Nacional Denali no Alasca no dia 28 de Agosto de 2012. A forma de lente das nuvens lenticulares é uma forma nuvem em onda normalmente vista no lado contrário ao vento das montanhas quando o ar úmido é forçado para cima sobre um terreno elevado. Elas normalmente ficam imóveis com relação ao terreno pois elas se formam em correntes de ar estacionárias, na crista da onda. Com umidade e com fluxo de ar suficiente, múltiplas camadas de nuvens lenticulares podem ser empilhadas uma sobre a outra.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/09/mount-mckinley-lenticular-clouds.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.