fbpx

Nuvens Iridescentes São Fotografadas Sobre o Planalto Escocês

A foto acima mostra amáveis nuvens iridescentes e foi registrada nas Terras Altas Escocesas perto a Tain, Ross-Shire, na Escócia, na manhã do dia 12 de Janeiro de 2012. Essa configuração persistiu no céu por quase duas horas começando aproximadamente meia hora antes do Sol nascer. Durante esse período, as duas nuvens proeminentes de coloração rosa pareciam se mover bem vagarosamente apesar de ventos na região estarem soprando a uma velocidade de 64 km/h. Esse comportamento é característico das nuvens que se formam em ondas, ou seja, nuvens lenticulares.

O tamanho similar e a forma peculiar das nuvens se mantém apenas quando as nuvens estão a uma determinada distância do Sol, geralmente algo entre 5 e 40 graus, só assim elas podem brilhar em uma cor rosa forte como visto a partir do ponto de vista do fotógrafo. Nessa foto, o Sol é bloqueado pelos telhados. Nuvens iridescentes são normalmente vistas em nuvens de níveis intermediários, nuvens compostas de pequenas gotículas de água ou cristais de gelo com tamanhos similares. As cores puras, como observado durante esse aparecimento, aparecerão se as gotículas de nuvens terem o mesmo tamanho ao longo de toda a extensão da nuvem. O processo de difração é o responsável por essa coloração em tom pastel. As gotículas presentes nas nuvens defletem a luz do Sol de modo a produzirem cores que se sobrepõem mais do que acontecem com as gotas de chuvas, que são na verdade 100 vezes maiores. Em gotas maiores, os processos de refração e reflexão são mais dominantes que o da difração. Pode-se notar na imagem acima o pedaço azul iridescente abaixo de cada nuvem chamado de virga, além da pequena nuvem iridescente que aparece entre as duas maiores. Sempre é bom lembrar em ter um extremo cuidado ao se olhar para regiões do céu próximas do Sol.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/02/iridescent-clouds-over-the-scottish-highlands.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.