Nuvens Iridescentes São Registradas Sobre o Parque Nacional de Canyonlands em Utah

iridescente_canyonlands

observatory_150105A foto acima mostra um belo exemplo das chamadas nuvens iridescentes, como foram observadas desde o Parque Nacional de Canyonlands em Utah. A formação rochosa na parte inferior central da imagem foi usada para bloquear o Sol diretamente. A luz do Sol defletindo em gotículas de água de tamanho aproximadamente similar nas nuvens normalmente de nível intermediário resulta nas cores metálicas observadas acima. As gotículas têm o tamanho certo (aproximadamente 20 micrômetros de diâmetro que são menores do que as gotas de chuva) para interferir com os comprimentos de onda da luz visível. Diferenças mínimas na forma e no tamanho das gotículas geram as diferenças na intensidade do brilho. Uma nuvem iridescente é essencialmente uma coroa desacoplada e assim na maior parte das vezes aparece na vizinhança do Sol. Vale lembrar que sempre que você for observar o Sol, ou a sua vizinhança tome todos os cuidados necessários. A foto acima foi feita em 5 de Janeiro de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/06/iridescence-over-canyonlands-national-park.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.