Nuvens Iridescentes São Registradas nos Céus da Inglaterra

iridescente_england_01

observatory_150105A imagem acima mostra um corvo prestes a pousar na chaminé de Wigan Town Hall, em Lancashire, na Inglaterra, inconsciente do céu coberto por nuvens iridescentes.

A iridescência de uma nuvem é algo muito semelhante a uma coroa que ocorre ao redor do Sol ou da Lua. Ambos os fenômenos são produzidos pela luz que é espalhada por pequenas coisas, sejam gotículas de água, cristais de gelo, ou até mesmo o pólen de plantas.

iridescente_england_03

O gráfico abaixo mostra ondas de luz azul e vermelha sendo espalhadas por uma gotícula de água em uma nuvem. No caso da luz azul, as ondas esféricas resultantes irradiam de cada ponto na borda da gota. Para simplificar, o diagrama mostra ondas de somente dois pontos. Em algumas direções as ondas resultantes estão em fase e irradiam a luz azul, em outros elas estão fora de fase, se cancelam e não existe luz. O processo é a interferência ou difração – os dois termos podem ser entendidos mais ou menos como sinônimos.

A mesa gotícula pode também espalhar uma luz vermelha com comprimento de onda maior. Existem diferentes direções para as condições de a onda estar em fase ou fora de fase se comparado com a luz azul, ou seja, diferentes direções de brilho e de escuridão. Uma nuvem com gotículas do mesmo tamanho aparecerá vermelha em algumas direções e com outras cores em outras direções.

Os ângulos de visualização, a direção do Sol e as variações locais no tamanho da gotícula da nuvem influenciam nas cores que são geradas. Gotículas uniformes através da nuvem criarão uma coroa ordenada, variações no tamanho das gotículas de um local para o outro criarão nuvens iridescentes coloridas mais desordenadas.

iridescente_england_02

Fonte:

http://atoptics.co.uk/fz914.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.