Nuvens, Cometa e a Lua Crescente Sobre La Palma nas Ilhas Canárias

PanStarrsMoon-LaPalma-BabakTafreshi-s

observatory_150105Com suas silhuetas destacadas contra o colorido brilho crepuscular noturno, as nuvens fazem parte de uma grande proporção da imagem acima antecipando um momento mágico. A cena acima registra o cometa PanSTARRS que pode ser visto a olho nu, escalando os céus do hemisfério norte no dia 12 de Março de 2013. O cometa aparece no horizonte oeste depois do pôr-do-Sol, recebe a visita da fina Lua crescente com um dia de vida. Posando para essa bela imagem também está o domo sutilmente iluminado do Telescópio William Herschel de 4.2 metros localizado acima do banco de nuvens na Ilha Canária de Las Palmas. Embora o PanSTARRS não se tornou o cometa espetacular como se esperava anteriormente, ele ainda estará brilhante e fácil de ser observado nos céus do hemisfério norte da Terra. Nos próximos dias o cometa continuará escalando o céu rumo ao norte, mas longe do Sol no céu oeste mais escuro da noite.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130314.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.