Nuvem Iridescente Colorida é Fotografada na Etiópia


Quantas nuvens escuras você já viu com um brilho colorido na forma de um píleo? Fotografada atrás dessa nuvem escura está uma nuvem iridescente, ou seja, um grupo de gotas de água que possuem um tamanho uniforme e desse modo juntas conseguem difratar diferentes cores da luz do Sol em diferentes quantidades. A imagem acima foi feita pouco depois que esse sinal pitoresco foi notado por um fotógrafo na Etiópia. Uma imagem mais detalhada da mesma nuvem, apresentada abaixo, mostra não somente muitas cores mas também bandas onduladas e escuras pouco comuns que têm suas origens relacionadas com os distúrbios ondulares que acontecem nas nuvens.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110824.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.