Novos Vídeos e Imagens Mostram Como Será A Missão Curiosity a Marte

A próxima sonda a ser enviada pela NASA para Marte, a Curiosity Mars Science Laboratory, em breve embarcará em sua jornada que representará segundo a agência um grande salto para a exploração humana da superfície de Marte, esse que é o considerado o planeta mais parecido com a Terra e onde podemos aprender muita coisa.

Nesse post os vídeos apresentados têm o intuito de apresentar a missão que a NASA planeja para a sonda Curiosity. O objetivo principal dessa missão será procurar vida micróbiotica na superfície do planeta, ou tentar identificar se esse tipo vida em algum momento existiu em Marte e se sim como a vida se desenvolveu e se sustentou.

O primeiro vídeo mostra em 11 minutos uma sequência que se inicia com a partida da sonda desde a Terra, sua chegada em Marte, seu pouso e então mostra algumas habilidades científicas desse verdadeiro laboratório robô que irá operar por no mínimo dois anos através de paisagens, montanhas e crateras ainda não exploradas em Marte.

A Curioisty é equipada com 10 instrumentos científicos. O robô que tem três metros de comprimento é cinco vezes mais pesado que qualquer outra sonda enviada a Marte anteriormente.

Para quem acompanha as aventuras da sondas gêmeas Spirit e Opportunity da NASA como eu faço conseguirá reconhecer rapidamente algumas paisagens panorâmicas que foram incluídas nesses vídeos que na verdade são animações com o objetivo de tornar a apresentação mais realista.

O segundo vídeo é mais curto com 4 minutos de duração e mostra as atividades da sonda com uma narração de um especialista da NASA. Ao longo da animação é possível ver como a Curiosity irá vasculhar as rochas com um laser, como ela usará seu braço robô para coletar amostras que serão trituradas e analisadas no interior do próprio laboratório.

“Esse é um presente para os mais de 2000 empregados que trabalharam na missão Mars Science Laboratory durante os últimos 8 anos, e com essas animações eles podem ver e ter a nítida sensação de como a sonda que eles produziram irá trabalhar em Marte”, disse Pete Theisinger Gerente de Projeto do Mars Science Laboratory no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena na Califórnia. “A animação também fornece uma visão animadora dessa missão para qualquer fã de aventura e exploração”.

A Curiosity já voou do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para o seu local de lançamento na Flórida a bordo de um avião militar de transporte de carga C-17. A sonda chegou no Shuttle Landing Faciliry do Kennedy Space Center da NASA no dia 22 de Junho de 2011.

A NASA tem programado o lançamento da Curiosity em direção a Marte para o dia 25 de Novembro de 2011 direto do Cabo Canaveral a bordo de um foguete Atlas V. Se tudo correr como planejado, a Curiosity deve tocar o solo de Marte em Agosto de 2012 num local que deve ser anunciado em breve pela NASA, mas que tudo indica será a Cratera Gale.


Fonte:

http://www.universetoday.com/87069/dramatic-new-nasa-animation-depicts-next-mars-rover-in-action/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.