Novo Território Em Mercúrio é Imageado Pela Câmera WAC da Sonda MESSENGER

Essa imagem de Mercúrio é impressionante por algumas razões. Primeira razão, ela foi obtida no primeiro dia que a Wide Angle Camera (WAC) da sonda MESSNEGER entrou em operação depois que a sonda entrou na órbita de Mercúrio. Segunda razão, ela mostra uma porção da superfície do planeta nunca antes vista por nenhuma sonda, nem mesmo pela Mariner 10 ou pela própria MESSENGER em seus três sobrevoos anteriores. A área da superfície imageada fica a nordeste da Hokusai (imagem abaixo), uma proeminente cratera de impacto raiada que foi detectada por imagens feitas por radar na Terra, antes mesmo da MESSENGER ter imageado essa feição durante o seu segundo sobrevoo por Mercúrio. Essa imagem foi comprimida de seu tamanho original de 1024 x 1024 pixels para o tamanho de 256 x 256 pixes. Esse tipo de compressão de imagem ajuda a reduzir a quantidade de dados que precisam ser baixados desde a MESSENGER pelo Deep Space Network na Terra. A imagem foi colocada numa projeção de mapa com o norte para cima.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?gallery_id=2&image_id=452

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.