fbpx

NOVAS SURPRESAS SOBRE JÚPITER E SATURNO | SPACE TODAY TV EP.1736

——————————————————————————-

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Desde o dia 4 de Julho de 2016, quando chegou em Júpiter, a sonda Juno tem nos presenteado com grandes descobertas sobre o gigante Gasoso do nosso Sistema Solar.

E a cada nova órbita que ela faz ao redor do planeta, novos dados e novas interpretações surgem para que possamos entender cada vez melhor esse gigantesco planeta.

A Cassini, foi outra sonda que fez um belo trabalho também, passou 13 anos na órbita de outro planeta gigante do Sistema Solar, Saturno, e teve sua missão encerrada em 2017.

Mas seja uma missão que ainda está em andamento, ou seja uma missão que já acabou, os dados estão aí para serem analisados.

E essa semana está acontecendo um congresso da Sociedade Americana de Física, em Boston, onde novos resultados foram apresentados.

No caso de Júpiter, a sonda Juno usou as microondas para investigar a sua atmosfera nos mais diversos níveis e descobriu que ela é uniformemente mista, algo que surpreendeu os pesquisadores.

Eles ainda não tem uma explicação para isso, talvez a concentração de significantes quantidades de gelo, líquidos e gases em diferentes partes da atmosfera possa ser uma explicação.

Além disso, o campo magnético de Júptier sempre é algo intrigante, ele mostra regiões concentradas onde o campo é forte e outras onde o campo é fraco, além de mostrar uma grande diferença entre os hemisférios norte e sul.

Os dados de gravidade sobre Júpiter, mostram que no meio do planeta, 90% da sua composição é de hidrogênio e hélio.

E existem elementos mais pesados que somam uma massa maior que 10 vezes a massa da Terra.

Porém, esses elementos não estão concentrados num núcleo, mas sim misturados com o hidrogênio acima, a maioria dos quais está na forma de hidrogênio metálico.

#Juno #Cassini #Júpiter #Saturno

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo