fbpx

Novas Imagens do Pólo Sul de Saturno

A sonda da NASA Cassini, que está orbitando o planeta Saturno, fez imagens da parte de baixo do gigantesco planeta dos anéis na luz infravermelha para descobrir que nuvens se escondem no pólo sul do planeta. Essas espessas nuvens aparecem negras a medida que elas mascaram grande parte da luz infravermelha emitida pelas regiões mais quentes abaixo delas, enquanto que nuvens relativamente mais finas aparecem mais brilhantes. Bandas de nuvens circulam o planeta Saturno em várias latitudes, enquanto que feições ovaladas negras indicam sistemas de tempestades em forma de redemoinho. Um nevoeiro nas nuvens superiores são visíveis na direção do equador de Saturno e desaparecem próximo ao pólo, incluindo um estranho vortex polar de Saturno.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/1tI7sO/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/08/image-of-the-day-a-new-down-under-the-south-pole-of-saturn-.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .