Nova Sonda Marciana Exercita seu Braço Mecânico

A próxima sonda a pousar em Marte será a Curiosity e ela é na verdade um Laboratório de Ciências de Marte, o seu pouso no planeta vermelho deve ocorrer em dois anos, atualmente a sonda está “exercitando” o braço robótico que foi recentemente acoplado a sonda.

O braço terá papel crucial para coletar amostras do solo, pulverizar as rochas e colocá-las nos instrumentos de análise dentro da sonda. Uma câmera e um espectrômetro serão instalados no parte final do braço e irão permitir examinar as rochas e o solo no local onde a sonda pousar.

[youtube width=”739″ height=”615″]http://www.youtube.com/watch?v=QhtdE701lYA[/youtube]

O Mars Science Laboratory, será lançado da Flórida em Novembro ou Dezembro de 2011 e deve chegar ao solo de Marte em Agosto de 2012 e irá descer em um dos lugares mais intrigantes do nosso vizinho. O local exato ainda será escolhido em quatro finalistas previamente selecionados. Uma vez em Marte, a Curiosity irá estudar se a região onde ela estará teve algum dia condições ambientais favoráveis para vida e também condições favoráveis para preservar essas evidências de que a vida ali existiu em algum momento.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22141/next-mars-rover-stretches-robotic-arm.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo