No Coração da Nebulosa do Coração

O que existe dentro da Nebulosa do Coração? Primeiro, a grande nebulosa de emissão, conhecida como IC 1805, parece, num todo, com um coração humano. Sua forma hoje é celebrada, porque nos EUA no dia 14 de Fevereiro é comemorado o chamado Valentine’s Day, ou seja, o dia dos namorados dele, e esse coração brilhando intensamente na luz vermelha emitida pelo elemento mais proeminente ali, o hidrogênio, talvez ficasse bem bonito num cartão de feliz dia dos namorados, pelo menos para quem gosta de astronomia. O brilho vermelho e a forma maior são criadas por um pequeno grupo de estrelas localizado no centro da nebulosa. No coração da Nebulosa do Coração existem estrelas jovens de um aglomerado aberto de estrelas conhecido como Melotte 15 que está erodindo para longe os pilares de poeira com sua luz e ventos energéticos. O aglomerado aberto de estrelas contém algumas estrelas brilhantes com cerca de 50 vezes a massa do nosso Sol, e outras apagadas que possuem apenas uma pequena fração da massa do Sol, além de um microquasar que foi expelido dali a milhões de anos atrás. A Nebulosa do Coração está localizada a cerca de 7500 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Cassiopeia, a mítica Rainha da Etiópia.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180214.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.