fbpx

As Galáxias NGC 5965 e NGC 5963 em Draco

Essas duas galáxias espirais formam um belo par fotográfico, podem ser encontradas dentro das fronteiras da constelação do norte Draco. Contrastando tanto em cor como em orientação, a NGC 5965 é a galáxia vista quase que de lado com relação ao nosso ponto de vista e dominada por tonalidades amarelas, enquanto que a azulada NGC 5963 é quase observada de frente. Claro, que mesmo sendo dominada por essas duas galáxias, a cena é invadida por muitas outras galáxias, incluindo a NGC 5969, que aparece na parte inferior esquerda da imagem. As estrelas muito mais brilhantes e nítidas aparecem espalhadas através de toda a imagem e dominam o primeiro plano da imagem. Apesar de serem vistas próximas e com tamanhos similares as galáxias NGC 5965 e a NGC 5963 estão bem longe uma da outra e não estão correlacionadas e por coincidência aparecem juntas no céu. A NGC 5965 está localizada a aproximadamente 150 milhões de anos-luz de distância e tem mais de 200000 anos-luz de diâmetro. Muito menor, a NGC 5963 está a apenas 40 milhões de anos-luz de distância da Terra. Difícil de seguir, os braços espirais azuis extraordinariamente apagados da NGC 5963 marcam a galáxia como um sendo uma galáxia de baixo brilho superficial.

Dark halo of_ngc_5963

View more documents from Sergio Sancevero

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120216.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.