NGC 2683: Uma Galáxia Espiral de Lado

Essa elegante ilha do universo é catalogada como NGC 2683. Ela está localizada a 16 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação do norte Lynx. Sendo uma galáxia espiral comparável com a nossa Via Láctea, a NGC 2683 é vista quase que de lado para os observadores da Terra. Uma mistura de luz vinda de uma grande população de estrelas velhas e amareladas forma o impressionante núcleo brilhante da galáxia. Ao longo de seus braços espirais é possível ver a silhueta das linhas de poeira graças à luz das estrelas, braços esses que são pontuados com os aglomerados estelares jovens e azuis da NGC 2683. A nítida imagem mostrada acima foi registrada através das lentes de um telescópio refrator que mostra as estrelas pertencentes à Via Láctea e mais brilhantes em primeiro plano e como pontos coloridos e arredondados, sem os picos de difração característicos nas imagens obtidas por telescópios refletores com suportes internos. Em segundo plano é possível ver uma grande quantidade de galáxias mais distantes como fontes difusas e estendidas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120317.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.