NGC2442: Glaáxia na Constelação do Peixe Voador (Volans)

A galáxia distorcida NGC2442, pode ser encontrada na constelação dos sul do peixe voador Piscie Volans. Localizada a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância, os dois braços espirais da galáxia se estendem a partir de uma proeminente barra central com a aparência de um gancho em imagens de campo vasto. Mas esse mosaico em detalhe construído pelo Telescópio Espacial Hubble , segue a surpreendente estrutura da galáxia. Vias de poeira obscuras, aglomerados de estrelas jovens azuis e regiões de formação de estrelas em vermelho, envolvem um núcleo de luz amarela proveniente de uma população de estrelas velhas. Os dados claros e limpos do Hubble também revelam galáxias mais distantes localizadas no plano de fundo da imagem observadas à direita dos aglomerados de estrelas e das nebulosas da NGC2442. A imagem se espalha por aproximadamente 75000 anos-luz na distância estimada da galáxia.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100325.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.