NGC 7023 – A Nebulosa da Íris

NGC7023Walker


observatory_1501051Essas nuvens de gás e poeira interestelar têm sido sopradas a 1300 anos-luz de distância da Terra num campo estelar fértil da constelação de Cepheus. Algumas vezes chamada de Nebulosa da Íris, a NGC 7023 não é somente uma nebulosa no céu para evocar as imagens de flores. A imagem telescópica profunda mostrada acima apresenta a grande variedade de cores e de simetrias da Nebulosa da Iris com detalhes impressionantes. Dentro da Íris, o material nebular empoeirado circunda uma estrela jovem e quente. A cor dominante da nebulosa de reflexão mais brilhante é azul, cor característica dos grãos de poeira refletindo a luz da estrela. Os filamentos centrais das nuvens empoeiradas brilham com uma apagada fotoluminescência avermelhada já que os grãos de poeira efetivamente convertem a radiação ultravioleta invisível da estrela em luz vermelha visível. Observações em infravermelha indicam que essa nebulosa pode conter moléculas complexas de carbono conhecidas como PAHs. As belas pétalas azuis da Nebulosa da Íris se espalha por cerca de seis anos-luz.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140802.html


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.