NGC 6334: A Nebulosa da Pata do Gato (Com a Participação do SONEAR)

catspaw_colombari


observatory_150105As nebulosas são talvez tão famosas por serem identificadas com formas familiares da mesma forma que os gatos são conhecidos por entrarem em encrenca. Ainda assim, nenhum gato poderia ter criado a vasta Nebulosa da Pata do Gato, visível em Escorpião. A 5500 anos-luz de distância, a Pata do Gato é uma nebulosa de emissão com uma cor vermelha que origina da abundância de átomos hidrogênios ionizados. Também conhecida como a Nebulosa da Garra do Urso, ou NGC 6334, estrelas que têm quase dez vezes a massa do Sol estão nascendo ali há poucos milhões de anos. Acima, o que se vê é uma imagem de campo profundo da nebulosa da Pata do Gato, que contou com a participação do grande observatório brasileiro SONEAR, com os dados de luminância e H-alpha.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140618.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.