fbpx
29 de novembro de 2021

NGC 613 – Um Clássico Exemplo De Uma Galáxia Espiral Barrada

Descoberta pelo astrônomo anglo-germânico William Herschel, essa galáxia aí é conhecida como NGC 613, uma galáxia localizada a aproximadamente 67 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor.

Essa imagem foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a galáxia que é classificada como sendo uma espiral barrada. Na verdade essa galáxia é um exemplo clássico de espiral barrada, pois é possível ver claramente a barra central de estrelas e seus longos braços espirais, circulando o núcleo. De acordo com os astrônomos, cerca de dois terços das galáxias espirais, incluindo a Via Láctea, possuem uma barra central.

Estudos recentes mostram que as barras são mais comuns em galáxias agora do que eram no passado, o que dá aos astrônomos pistas importantes sobre a formação e a evolução das galáxias.

Crédito da Imagem:

ESA/Hubble & NASA, G. Folatelli

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2102a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo