NGC 3351 E O Processo de Redistribuição de Energia

A NGC 3351, também conhecida por Messier 95, foi inicialmente descoberta em 1781 por Pierre Méchain, um astrônomo e geógrafo francês que trabalhou com Charles Messier. A NGC 3351 é uma galáxia espiral barrada e situa-se na constelação do Leão.

Novas observações deste objeto mostraram feedback estelar em ação. Feedback estelar é o processo de redistribuição de energia no meio interestelar (o espaço entre as estrelas) no seio de galáxias com formação estelar. No caso particular desta galáxia, a formação estelar está ocorrendo no anel que circunda o núcleo da galáxia a uma taxa tão elevada que podemos ver bolhas massivas de gás quente sendo ejetadas. Este gás ejetado pode depois contribuir (tanto positiva como negativamente) para a formação estelar que está ocorrendo na galáxia.

Estes dados foram conhidos pelo ALMA, o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e o Very Large Telescope, mostrando mais uma vez que a colaboração científica entre várias infraestruturas de observação pode levar a resultados fantásticos.

Crédito:

ESO/ R. Leaman/ D. Gadotti/ K. Sandstrom/ D. Calzetti

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw1935a/
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.