NGC 3234 – Uma Galáxia Espiral Observada Completamente de Lado

Acredite ou não, essa faixa longa e luminosa, com pacotes de material e com partes brilhantes é uma galáxia espiral parecida com a Via Láctea. Mas como pode ser?

O ponto é que estamos observando essa galáxia conhecida como NGC 3432, diretamente de lado, desde a Terra. Os braços espirais da galáxia e o seu núcleo estão escondidos e nós estamos vendo de fato, uma fina faixa da sua região mais externa. São as bandas escuras de poeira cósmica, as porções de brilho variado, e as regiões de tonalidade rosa de formação de estrelas, que nos ajudam a determinar a forma verdadeira da NGC 3432, mas óbvio que isso não é tão fácil e representa um certo desafio para os astrônomos. Pelo fato de observatórios como o Telescópio Espacial Hubble observarem galáxia espirais com todo o tipo de orientação, os astrônomos podem dizer quando nós estamos observando uma totalmente de lado como essa.

A galáxia está localizada na constelação de Leo Minor. Outros telescópios estudam e observam a NGC3234, como o Sloan Digital Sky Survey, o Galaxy Evolution Explorer, ou GALEX e o Infrared Astronomical Satellite, ou IRAS.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Filippenko, R. Jansen

Fonte:

https://spacetelescope.org/images/potw1930a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.