NGC 2736: A Nebulosa do Lápis

NGC2736_Pencil-Nebula_Bicolour_pugh

observatory_150105Movendo-se da esquerda para a direita perto do centro dessa bela composição detalhada e colorida, os finos, brilhantes e entrelaçados filamentos são na verdade longas ondas em um lençol de gás brilhante vistos quase que totalmente de lado. A onda de choque interestelar viaja através do espaço a mais de 500000 quil6ometros por hora. Catalogda como NGC 2736, sua alongada aparência sugere seu nome popular, a Nebulosa do Lápis. A Nebulosa do Lápis tem aproximadamente 5 anos-luz de comprimento e está a 800 anos-luz de distância da Terra, mas representa somente uma pequena parte da remanescente de supernova da Vela. A remanescente da Vela, propriamente dita tem aproximadamente 100 anos-luz de diâmetro, e representa a nuvem de detritos em expansão de uma estrela que foi vista explodindo a aproximadamente 11000 anos atrás. Inicialmente, a onda de choque movia-se a milhões de quilômetros por hora, mas essa velocidade foi reduzida consideravelmente, varrendo o material interestelar ao seu redor. Na banda estreita, o campo amplo da imagem, as cores vermelha e azul esverdeada traçam as características brilhantes dos átomos de hidrogênio e oxigênio ionizados.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130321.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.