fbpx

NGC 2170 – Uma Nebulosa de Reflexão Em Monoceros

NGC-2170-by-Adam-Block

observatory_150177A NGC 2170 é uma nebulosa de reflexão empoeirada e um berçário estelar que se formou a aproximadamente 6 a 10 milhões de anos atrás, ela está localizada na borda da gigantesca nuvem molecular de formação de estrelas de forma elíptica Monoceros R2 (Mon R2), localizada a aproximadamente 2700 anos-luz de distância na constelação de Monoceros.

De fato, a NGC 2170 é apenas a nebulosa azul localizada no canto superior esquerdo da imagem acima, enquanto que  essa enigmática região, com mais de 15 anos-luz de diâmetro, mostrada nessa imagem, mostra uma mistura de vários tipos de nebulosas.

As áreas azuladas são nebulosas de reflexão, assim chamadas pois elas refletem a luz das estrelas quentes próximas. As partículas de poeira nessas áreas refletem de forma preferencial a luz azul, de modo similar ao cigarro e a outros tipos de fumaças. As áreas em vermelho são nebulosas de emissão, e brilham de forma intensa pois a luz infravermelha das estrelas próximas excita os átomos de hidrogênio e de outros gases na nebulosa, que então emite a luz em cores específicas. Finalmente, o que parece ser uma tinta escura derramada na imagem representa nebulosas escuras de absorção, e só são visíveis, pois bloqueiam a luz. Em outras palavras, o que vemos na verdade é a silhueta da nebulosa escura.

Existem sinais de que o processo de formação de estrelas está em andamento e de que existem estrelas jovens e massivas escondidas atrás da espessa poeira interestelar, que fortemente absorve a luz visível e ultravioleta. Ventos energéticos e a intensa radiação dessas jovens e quentes estrelas reformulam suas nuvens natais interestelares.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-ngc-2170/

alma_modificado_rodape146

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo