NGC 2170: A Natureza Morta Cósmica Com Poeira de Reflexão

ngc2170_block_2004

observatory_150105Nessa cena de natureza morta celeste composta com o pincel cósmico, a nebulosa empoeirada NGC 2170 brilha na parte superior esquerda da imagem. Refletindo a luz de estrelas quentes e próximas, a NGC 2170 se junta a outras nebulosas de reflexão azuladas, uma compacta região de emissão vermelha, e jatos de poeira que obscurecem a visão, tudo isso contra um fundo estrelado. Como os itens domésticos que normalmente servem de tema para os pintores de natureza morta, as nuvens de gás e poeira, e as estrelas quentes registradas aqui são também normalmente encontradas nesse tipo de situação – uma massiva, nuvem molecular de formação de estrelas na constelação do Unicórnio (Monoceros). A gigantesca nuvem molecular, conhecida como Mon R2, está localizada impressionantemente próxima, a somente 2400 anos-luz de distância da Terra. A essa distância, essa tela tem aproximadamente 15 anos-luz de diâmetro.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130707.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.