NGC 1614 – Uma Galáxia Altamente Distorcida em Eridanus

NGC-1614

observatory_150105A NGC 1614, também conhecida como Arp 186, é uma galáxia espiral barrada bem distorcida, localizada a aproximadamente 207 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Eridanus, o Rio, e está se afastando de nós a uma velocidade entre 4710 e 4780 quilômetros por segundo.

Essa galáxia possui um brilhante centro óptico e dois braços espirais internos óbvios que são bem simétricos. Ela também apresenta uma espetacular estrutura externa que consiste principalmente de uma grande extensão curva de um lado só de um dos seus braços em direção a parte inferior direita, e uma longa, e quase que completamente reta cauda que emerge do seu núcleo e cruza o braço estendido em direção à parte superior direita.

A forma da NGC 1614 é provavelmente causada por uma interação de maré e a fusão resultante com outra galáxia menor. Ela tem um núcleo bem brilhante, mas não mostra nenhuma evidência direta de um núcleo ativo. A galáxia é avermelhada através de seu núcleo e também mostra linhas escuras de poeira distribuídas.

A cauda de maré para a parte superior direita e os braços estendidos para a parte inferior direita são provavelmente as partes remanescentes da interação com a galáxia companheira, enquanto que as plumas de maré foram causadas pela colisão.

A recente interação da NGC 1614 e a sua fusão forneceu uma grande quantidade de matéria prima fresca para o meio interestelar que disparou uma massiva formação de estrelas em seu núcleo. Isso, por sua vez, causou uma procissão radial de formação de estrelas, produzindo os anéis que circulam o núcleo e que nós podemos observar hoje em dia. Isso provavelmente explica por que as estrelas no núcleo são mais velhas do que aquelas localizadas nos anéis circulares. Devido ao massivo processo de formação de estrelas, a NGC 1614 é classificada como uma galáxia de explosão de estrelas.

A supernova SN 1996D foi observada nessa galáxia.

A imagem acima foi feita em 13 de Agosto de 2002 com o Wide Field Channel da Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Huble, usando filtros ópticos e de infravermelho.

Fonte:

http://annesastronomynews.com/annes-picture-of-the-day-spiral-galaxy-ngc-1614/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.