NGC 1333: Uma Nebulosa de Reflexão em Perseus

A imagem acima mostra a NGC 1333, uma cativante nebulosa de reflexão localizada na constelação de Perseus. Com esse tipo de nebulosas, estrelas próximas não são quentes o suficiente para ionizar o gás mas são brilhantes o suficiente para fazer com que a poeira localizada dentro da nebulosa se torne visível. Pelo fato dos comprimentos de onda mais curtos (cor azul) serem mais prontamente dispersados pelas partículas de poeira do que os comprimentos de onda mais longos (cor vermelha), a nebulosa de reflexão apresenta essa coloração azulada. A NGC 1333 é parte do complexo de nuvem molecular OB2 Perseus. Como se pode ver, toda a região é repleta de nuvens escuras que dão uma aparência assustadora à imagem. Próximo dessa nebulosa estão as regiões de formação de estrelas que contém objetos estelares jovens.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2010/02/photographer-greg-parker—summary-author-greg-parker—the-image-above-shows-ngc-1333-a-captivating-reflection-nebula-in.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.