NGC 1132: Uma Gigantesca Galáxia Elíptica Que é Considerada Como Um Fóssil Cósmico

Essa estranha galáxia elíptica, conhecida como NGC 1132, possui pouca quantidade de gás e poeira e aparece como uma galáxia grande e isolada na direção da constelação de Eridanus, o Rio, com pouca formação recente de estrelas e fascinantes galáxias no plano de fundo que são observadas a distância. A mega galáxia é mais conhecida como um fóssil cósmico, o momento posterior a um enorme empilhamento de múltiplas galáxias onde a sequência de colisão construiu uma gigantesca galáxia elíptica gigante e difusa muito mais brilhante que as galáxias típicas.

Nessa composição feita em cores falsas, a luz visível aparece em branco, enquanto que radiação raio-X aparece em azul e indica a pouco comum presença de gás extremamente quente. A radiação raio-X também provavelmente traça a localização da matéria escura. Uma hipótese para a geração da NGC 1132 é que ela seja o resultado de uma série de fusões galácticas numa região que uma vez possuía um pequeno grupo de galáxias. A NGC 1132 está localizada a mais de 300 milhões de anos-luz de distância da Terra, desse modo a luz que nós vimos hoje deixou a galáxia antes dos dinossauros existirem na Terra.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/07/image-of-the-day-a-gargantuan-elliptical-galaxy-a-cosmic-fossil.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.