Névoa É Fotografada Sobre Alhandra no Rio Tejo em Portugal

A foto acima mostra a irradiação de uma névoa se espalhando por Alhandra, Portugal no Rio Tejo, região localizada a 20 km ao norte de Lisboa. Essa foto foi feita no dia 26 de Fevereiro de 2012 aproximadamente às 8:00 a.m.. Somente a ponta no topo da igreja central de Alhandra pode ser facilmente observada. Em manhãs tranquilas e claras a névoa normalmente se forma sobre a parte mais baixa do Vale do Tejo durante os meses frios do ano se o ar tem umidade suficiente. A névoa de radiação ou névoa do solo rapidamente cai devido à perda de energia infravermelha durante a noite pelo resfriamento radioativo. Como nenhuma energia visível de curto comprimento de onda está disponível na noite para afastar a perda infravermelha no céu claro, a superfície e o ar imediatamente acima é resfriado abaixo do ponto de orvalho. Uma vez que o ar está saturado, a névoa encobre a superfície.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/fog-over-the-river-tagus-of-portugal.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.