Neil DeGrasse Tyson Diz: “Nós Não Estamos Sozinhos no Universo” – Mas Leia Até o Final

Neil deGrasse Tyson é um dos, senão o mais conhecido astrofísico da atualidade. Ele também é um autor e comunicador científico, além de ser diretor do Hayden Planetarium em Nova York. Para ele, nós não estamos sozinhos no universo, mas vamos entender direito essa história.

Ele apareceu no programa In Depth da C-SPAN, e explicou como a química da vida faz com que seja extremamente improvável que a Terra seja o único lugar do universo onde a vida se formou. Ele disse: “O que quer que seja que aconteceu na Terra, não é provavelmente algo raro ou único. Isso porque a química do carbono, na qual a vida é baseada, é o tipo mais fértil de química que existe. E o carbono é abundante no nosso universo”.

Contudo, Neil deGrasse separa bem as questões, do fato da vida existir no universo, do fato da vida ser inteligente e do fato dela sendo inteligente vir nos visitar. “O que a comunidade ufológica coloca como evidência é fraco, e em qualquer círculo científico, é facilmente refutável”.

A base desse argumento é algo fundamental, o método científico. Testemunhas oculares não são nem de perto evidências suficientes para suportar algo tão fantástico como a visita de seres alienígenas. As atuais evidências químicas são fortes o suficiente para permitir que os cientistas digam algo sobre o fato da vida existir em outros planetas, mas essas evidências não se estendem ao fato dessa vida ser inteligente.

Fonte:

https://futurism.com/neil-degrasse-tyson-says-not-likely-alone-universe/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.