A Nebulosa do Pelicano

A bela Nebulosa do Pelicano (IC 5070) localiza-se a 1.5? a oeste-sudoeste de sua vizinha maior, a Nebulosa da América do Norte (NGC 7000). O Pelicano não é muito brilhante ou fácil de se ver, mas é espetacular quando é imageado. Para ver a forma distinta desse objeto, use no mínimo um telescópio com 6 polegadas de abertura e com uma ocular que dê um aumento de 100x. Um filtro de nebulosa como um Oxygen-III (OIII) ajudará um pouco. Enquanto imagens sem filtro da NGC 7000 pode mostrar detalhes, o mesmo não pode ser dito sobre a Nebulosa do Pelicano. Você não conseguirá ver o Pelicano a olho nu. A imagem acima foi feita com um telescópio Takahashi FSQ-106 de 4 polegadas em f/5, usando uma câmera Starlight Xpress SX-H16 CCD, a imagem acima foi feita com filtros hidrogênio-alfa/RGB com exposições de 200, 60, 60 e 60 minutos respectivamente.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.