Nebulosa? Não, Essa É A Cratera Eminescu Em Mercúrio

4_EW0234069376G.3band.mapped


observatory_1501054Centrada nessa imagem espetacular está a Cratera Eminescu, iluminada pelo brilhante halo de material ao redor de sua borda. A parte terminal de um sistema de raios emanando da Cratera Xiao Zhao está na parte direita da imagem. Se destacando de forma surpreendente com relação ao material de baixa refletância dentro da cratera (identificável como regiões escuras no assoalho da cratera), estão as brilhantes cavidades (identificáveis como o anel brilhante perto do centro da cratera).

O título da imagem faz referência à Nebulosa do Olho de Gato, uma nebulosa muito bem estudada e icônica que compartilha feições similares com essa imagem da Emenescu, como notáveis formas azuis, amarelas e esféricas da formação (imagem abaixo).

catseye4_hst_1417


Essa imagem foi adquirida como uma observação colorida planejada de alta resolução. Observações coloridas planejadas são imagens de pequenas áreas da superfície de Mercúrio em resoluções maiores que 1 km por pixel usadas no mapa base colorido. Durante a missão primária de um ano da sonda MESSENGER, centenas de observações coloridas planejadas foram obtidas. Durante a missão estendida da sonda MESSENGER, observações coloridas planejadas de alta resolução serão mais raras, já que o mapa base de 3 cores cobriu o hemisfério norte de Mercúrio com as imagens coloridas de mais alta resolução possível.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1244


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.