fbpx

Nebulosa Crescente: O Embrião de Uma Supernova

A Nebulosa Crescente foi criada a aproximadamente 250000 anos atrás pela estrela brilhante localizada no seu centro, uma estrela Wolf-Rayet destinada a se tornar uma supernova. A estrela central massiva expele o seu envelope externo com fortíssimos ventos estelares, ejetando o equivalente a massa do nosso Sol a cada 10000 anos. Esse vento então encontra com o gás deixado ali na fase anterior, compactando-o numa série de conchas complexas e iluminando-o. A Nebulosa Crescente também é conhecida como NGC 6888, localiza-se a 4700 anos-luz de distância da Terra na constelação de Cygnus. A estrela WR 136 provavelmente se tornará uma supernova em algum momento no próximo milhão de anos.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/A8wKKo/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/04/image-of-the-day-a-supernova-of-the-future.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .